O Luxemburgo vai retomar a vacinação contra a Covid-19 com a vacina da AstraZeneca, informação avançada pelo Ministério da Saúde do Grão-Ducado.

“O Luxemburgo retomará a vacinação com a vacina AstraZeneca a partir de sexta-feira, 19 de Março, como parte da campanha de vacinação”, confirmou a tutela em comunicado.

A decisão da tutela surge após a “luz verde” da Agência Europeia do Medicamento (EMA) que hoje assegurou que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz”, não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detectados, que levaram à suspensão do seu uso.

“O Governo leva muito a sério a segurança das vacinas. O monitoramento rigoroso é garantido para todas as vacinas. A campanha de vacinação salva vidas ao proteger os mais vulneráveis ​​às consequências da COVID-19 o mais rápido possível e abre caminho para a contenção do vírus”, le-se no comunicado.

Vacina da AstraZeneca é “segura” e “não é responsável” por coágulos

“O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância chegou a uma clara conclusão na investigação dos casos de coágulos sanguíneos: esta é uma vacina segura e eficaz”, declarou a directora executiva EMA, Emer Cooke, falando em conferência de imprensa.

Depois de uma investigação nos últimos dias dos especialistas do regulador europeu, Emer Cooke garantiu que a administração da vacina da AstraZeneca “não está associada a um aumento do risco de eventos tromboembólicos responsáveis pelos coágulos sanguíneos” nalguns dos vacinados com este fármaco.

A posição surge depois de nos últimos dias vários países europeus, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca após relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

Deixe seu Comentário