O técnico português Bruno Carvalho, que conduziu o pugilista internacional cabo-verdiano David Pina à primeira medalha olímpica cabo-verdiana, reclamou, esta terça-feira, 13, uma atenção especial do Governo ao atleta do momento pelo feito invulgar.

À sua chegada ao Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, na companhia do Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, Carvalho frisou que a conquista da primeira medalha olímpica para Cabo Verde não deve ser vista como um feito vulgar:

“Ao melhor atleta de Cabo Verde neste momento, um dos melhores de África e um dos três melhores do mundo nos Jogos Olímpicos na sua categoria”, merece todo o apoio do Governo cabo-verdiano à semelhança do que “faz qualquer Governo do mundo quando tem uma figura pública, se calhar até mais conhecido que alguns dos governantes”.   

Relativamente à estratégia que conduziu Cabo Verde à conquista da sua primeira medalha olímpica, esclareceu que “é mais fácil treinar um atleta com talento do que um atleta que não tem”, sustentando que ele chegou a Portugal e trabalharam o que tinham de trabalhar.

Disse que Pina conseguiu o resultado que teve por mérito, ressalvando que teve de trabalhar o atleta cabo-verdiano do momento, sobretudo no aspecto técnico-táctico, revelou.

Este especialista do pugilismo considerou que o atleta africano por natureza é forte, investe muito no treino físico, razão pela qual teve de privilegiar o treinamento de forma a saber estar no ringue, estratégia de jogar contra vários adversários e saber o que fazer em todos os momentos do jogo.

“Com este trabalho desenvolvido ele melhorou bastante o seu nível. Podem reparar que ele é outro atleta hoje e devido a isto ele conseguiu esta medalha e eu estou muito satisfeito por ele e pelo país”, disse Bruno Carvalho que afirmou continuar disponível para trabalhar com outros atletas cabo-verdianos ou de outro país no seu ginásio.

David Pina, que já reclama um salário do Governo para continuar a competir ao mais alto nível, vai ser condecorado esta manhã, com a Medalha de Mérito Desportivo de primeiro grau pelo Governo “como reconhecimento pelas suas conquistas e representação exemplar dos valores do desporto” e “motivo de orgulho para toda a nação cabo-verdiana”.

AD-R100F

Fonte: Inforpress

Foto: Comité Olímpico de CV

Deixe seu Comentário