José Maria Neves estará acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho, assim como de uma delegação governamental, municipal e empresarial.

De entre outros, integram a delegação, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.


Os presidentes da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, do Parque Tecnológico de Cabo Verde, Carlos Monteiro, e do Conselho Directivo da Pró-Empresa, Edney Cabral, os presidentes das câmaras municipais do Paul, António Aleixo Martins e de São Filipe, Nuías Silva, entre outros também fazem parte da delegação.


De acordo com a Presidência da República, esta visita “traduz e eleva a patamares ainda mais elevados a cooperação e o diálogo político bilateral” que marcam as relações entre Cabo Verde e um dos maiores parceiros bilaterais do País, desde finais da década de 1980.


Conforme a mesma fonte, as relações entre Cabo Verde e Luxemburgo se vêem também “fortalecidas” pelo contributo da comunidade cabo-verdiana, bem integrada, comunidade essa com quem José Maria Neves terá um encontro no último dia da sua visita.
Por isso, em reconhecimento à amizade constante e ao contributo pessoal da grã-duquesa do Luxemburgo, para o “fortalecimento e consolidação das relações entre os dois países, em especial na atenção e no apoio à integração da comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo”, o Presidente da República vai, durante esta visita, condecorá-la com a primeira classe da Medalha do Vulcão.


Da programação, contam que nesta visita, José Maria Neves terá uma agenda cheia, como encontro com o grão-duque Henri, audiência com o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, que também será condecorado, com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus e com o presidente da Câmara dos Deputados.


Visitas à Camara Municipal de Luxemburgo, ao Museu Municipal de Lëtzebuerg, à Universidade de Luxemburgo, à Bolsa de Valores, à Câmara de Comércio de Luxemburgo e à Escola de Hotelaria e Turismo de Luxemburgo, também constam na agenda.


A visita do Presidente da República ao Luxemburgo acontece no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.


O actual Programa Indicativo de Cooperação abrange áreas do emprego e de formação profissional, energias renováveis, combate às alterações climáticas, água e saneamento, micro-finanças e descentralização, sectores considerados importantes para que Cabo Verde possa cumprir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.


Constam na agenda, ainda inauguração de uma estátua que celebra os 60 anos de imigração cabo-verdiana no Luxemburgo, uma escultura do artista Severo Delgado e encontro com a comunidade  cabo-verdiana que contará com a presença do casal Grão-ducal.


Depois da vista de Estado ao Grão-Ducado de Luxemburgo, o Presidente da República desloca-se aos Países Baixos, para uma visita à comunidade cabo-verdiana radicada nesse país parceiro de Cabo Verde.

Deixe seu Comentário