21 de junho, dia da música, ou simplesmente journée de la musique ou Fête de la Musique.

Esta festa nasceu a 21 de junho de 1982, na França e leva a música às ruas com o intuito de fazer com que todos desfrutem dela, juntando assim milhares de músicos, amadores e profissionais, bem como milhões de espectadores.

Este evento rege-se por 3 princípios:

1-    difundir todos os géneros musicais;

2-    dar oportunidade a todos os artistas (conhecidos, menos conhecidos, locais regionais e internacionais);

3-    Os concertos, estes devem ser gratuitos símbolo do espírito de partilha através da música, sem distinção de idade, raça ou classe social.

 

Depois de mais de trinta de cinco anos a ser assinalada, La fête de la musique acontece em mais de 110 países espalhados pelos cinco continentes.

O Luxemburgo festeja este dia desde o ano 2000.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, os concertos previstos para a Fête de la musique foram todos cancelados, mas as Rádios do Luxemburgo vão  dedicar o dia à efeméride.

Os estúdios vão ser palco para artistas de diversas nacionalidades e vários géneros musicais.

E é claro, os artistas cabo-verdianos não podiam ficar de fora. O programa Morabeza do proximo vai acolher músicos e cantores que, aqui no Luxemburgo e não só, dispensam apresentação.

 

 O porquê da data 21 de junho

Foi em 1976 que esta ideia foi primeiramente pensada, pelo músico americano Joel Cohen que na altura trabalhava para a rádio France Musique.

Cohen propôs esta data para assinalar o solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano. Dizer também a noite mais curta também é verdade e a ideia era festejar a natureza, como se fazia antigamente.

Mas só alguns anos depois é que o projecto foi realmente posto em prática, depois de ser ter organizado, em junho de 1981, um evento ao qual se deu o nome de “Fête de la Musique et de la Jeunesse”, pelo então ministro dos tempos livres na França Andre Henry.

Devido ao sucesso do evento, por sua vez, Jack Lang, então ministro da cultura, veio a instaurar, oficialmente, no ano seguinte, em 1982, a Fête de la Musique no dia 21 de junho.