Todas as frequências destinadas ao 5G foram atribuídas a quatro operadoras. Um passo adicional para o seu estabelecimento no Luxemburgo, apesar da oposição ...
Todas as frequências 5G disponíveis nesta fase foram alocadas para quatro operadoras. O POST Luxembourg, Orange, Proximus e Luxembourg Online estão divididos nas faixas de 3600 MHz e 700 MHz. Um grande passo em direção à transformação da rede planejada antes do final do ano na capital e até 2025, no resto do país.
“Dez filiais serão instaladas na cidade de Luxemburgo, que cobrirá apenas parte da cidade”, explica Eric Krier, consultor de infraestrutura de comunicações eletrônicas do governo. As licenças serão então concedidas pelo Primeiro Ministro e Ministro das Comunicações e Mídia, Xavier Bettel. Como lembrete, os vários operadores optaram por adaptar as infra-estruturas já existentes em vez de criar novas. Isso permite que eles simplifiquem a instalação.
"5G não envolve novos riscos"
Uma licença de operação commodo-incommodo emitida pelo ITM e pela Administração do ambiente ainda será necessária. Uma vez validados esses diferentes procedimentos, o 5G será oficialmente colocado em serviço. Não sem forte oposição de associações e cidadãos, enquanto muitas pessoas ainda estão se perguntando sobre os efeitos potencialmente prejudiciais dessa nova tecnologia.
“O 5G não envolve novos riscos em comparação com 4G ou 3G. Nenhum estudo novo comprova isso ", explica Eric Krier, que admite que" nunca poderemos provar 100% que isso não tem efeito ". Uma realidade que se aplica a todas as tecnologias desenvolvidas ao longo da história. Mas a maior conscientização das questões ecológicas e de saúde na opinião pública reorganizou as cartas nessa área.