O Ministério da Saúde e Segurança Social vai reforçar a sua verba orçamental em mais de 100 milhões de escudos, com o intuito de pagar salários e gratificações até o mês de Dezembro próximo.

A resolução consta do Boletim Oficial, tendo o Governo justificado que Cabo Verde vive um momento excepcional no contexto da pandemia da covid-19, resultando em constrangimentos de vária ordem, principalmente no aumento de despesas para fazer face as demandas daí advenientes.

Neste sentido, o Ministério da Saúde e da Segurança Social viu-se na necessidade de efectuar despesas adicionais, nomeadamente, com a contratação de mais profissionais para reforçar os serviços da saúde, alargar o horário de funcionamento de algumas estruturas de saúde e a criação de hospitais de campanha, espaços de isolamento institucional, funcionando ininterruptamente.

Tendo em conta este contexto, os profissionais de saúde têm trabalhado num horário acima do normal, o que vem sobrecarregando as folhas das gratificações mensais do Ministério da Saúde e da Segurança Social.

“Com este aumento de despesas existe a necessidade do reforço de verbas para o pagamento de salários e gratificações até o mês de Dezembro de 2020”, pode-se ler no documento.

No Orçamento Rectificativo consta que o Governo vai investir 3,5 milhões de contos no Sistema Nacional de Saúde com o objectivo de, até ao final do ano, assegurar uma melhor resposta do sector e aumentar a segurança sanitária.

Pretende ainda, entre outras medidas e políticas, assegurar os cuidados de diagnóstico e de tratamento dos doentes da covid-19 e privilegiar a reformulação do sistema de vigilância epidemiológica para dar resposta em contexto de emergências sanitárias.

R100FRONTERA/INFORPRESS

Deixe seu Comentário