A atividade económica se recuperou fortemente em toda a zona do euro no terceiro trimestre, informou a Statec na quinta-feira no seu relatório económico mensal. O PIB cresceu quase 13% num trimestre, após uma recessão acentuada nos dois trimestres anteriores. Uma recuperação que está obviamente associada em grande medida ao levantamento das medidas de contenção, mas também pode ser explicada por medidas de apoio à atividade.

No Luxemburgo, a tendência traçada pela maioria dos indicadores económicos "sugere também uma recuperação firme da atividade no terceiro trimestre", sublinha a Statec. O instituto de estatística está muito menos otimista com o fim do ano. “As infecções por Covid-19 começaram a aumentar acentuadamente na Europa em outubro. Eles pressionam as estruturas e o pessoal de saúde ”.

Os relatórios da economia mostram um aumento da ansiedade nas atividades de serviços na zona do euro e as novas restrições adotadas - em particular o encerramento de bares e restaurantes em Luxemburgo de 26 de novembro a 15 de dezembro. A Statec espera, portanto, uma queda da atividade para o fim do ano, o que deve se traduzir numa nova queda do PIB no 4º trimestre.

R100FRONTERA

AD

Deixe seu Comentário