A suspensão da vacina AstraZeneca tem levantado muitas dúvidas para aqueles que já receberam a dose. É possível receber a segundo de outro laboratório?

Luxemburgo acompanhou o movimento de quinze países europeus que pararam de injetar a vacina AstraZeneca. Enquanto a Agência Europeia de Medicamentos deve anunciar sua decisão nas próximas horas, as perguntas permanecem sem resposta para aqueles que receberam a primeira injeção do soro. Podemos recusar a segunda dose? Em declaraçoes a ao jornal L'essentiel o professor Claude Muller, do Instituto de Saúde de Luxemburgo disse que "uma pessoa tem a opção de recusar a segunda dose, Mas sem ele, a proteção é mais fraca e curta ”, explica.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, mais de 64.000 doses já foram administradas em Luxemburgo e quase 48.000 residentes receberam a primeira dose da vacina. Em caso de retirada definitiva da injeção de AstraZeneca, falta de vacina, é possível misturar dois soros de dois laboratórios diferentes, de acordo com o virologista do LIH. “Do ponto de vista imunológico, receber uma segunda dose de outra vacina não é um problema”.

Deixe seu Comentário