A estátua “Sodade” concebida pelo artista plástico cabo-verdiano Severo Delgado será inaugurada esta quintafeira, 25, no Luxemburgo. A obra visa comemorar os 60 anos da imigração cabo-verdiana neste país europeu.


O acto contará com a presença do Grão-Duque Henri e do Presidente da República, José Maria Neves, que está de visita àquele país europeu. A obra, explica Severo Delgado, retrata a cultura cabo-verdiana, a forma como vivemos, e o que comemos. “Sodade apresenta uma boa cachupa, uma música que gostamos, saudades de pessoas que já não estão entre nós”.


Para Severo Delgado é um privilégio para um cabo-verdiano poder mostrar o seu trabalho fora do seu país. “Estou muito feliz por ter tido esta oportunidade. “Espero que agora com o título de escultor possa chegar a outros patamares”. O artista vai aproveitar a sua estadia na Europa para realizar uma exposição de pintura.


Antes da sua viagem para Europa,Severo Delgado inaugurou, esta segunda-feira, 22, a exposição de pintura intitulada “Manchas e Conteúdos”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia. 


Severo Delgado é natural de Santo Antão e reside actualmente em São Vicente. Começou na pintura desde muito cedo, e deu um salto marcante na sua faceta como artista plástico em 1998, com uma exposição na Biblioteca Municipal do Mindelo, a cidade onde concluiu o ensino secundário e frequentou o curso de artes visuais na escola da Universidade MEIA. 



A estátua que foi financiada pela Camara Municipal de Luxemburgo, já foi colocada, desde ontem, quarta-feira, por volta das 13h30, no local, " Place du Parc", em Bonnevoie, local escolhido pelo mentor do projecto Tony Rocha em parceria com Embaixada de Cabo Verde no Luxemburgo.



O acto de inauguração que com a presença do Grão-Duque Henri e do Presidente da República, José Maria Neves, acontece 17h30 desta quinta-feira, 25.

Deixe seu Comentário