A Académica do Mindelo  conquistou a sua segunda Supertaça de São Vicente, ao vencer, este sábado, 28 de outubro, o CS Mindelense por (4-2), nas grandes penalidades, em jogo disputado no Estádio Municipal Adérito Sena.

O primeiro troféu da época futebolística 2023/2024 em São Vicente, pertence à Académica do Mindelo.

A equipa treinada por Rui Alberto Leite levou à melhor nas grandes penalidades (4-2), e conquistou a Supertaça pela segunda vez na sua história.


O primeiro lance de perigo surgiu na primeira parte, com uma jogada de golo iminente, apenas aos 19 minutos. No lance, na cobrança de um canto por Lela, o lateral direito Dany desvia de cabeça, para uma grande defesa do guarda-redes Ken.


O experiente guarda-redes esticou-se completamente para evitar o primeiro da partida.
Depois do lance o jogo manteve a mesma intensidade, disputado basicamente no meio campo, sem muitas oportunidades de golo.

O Mindelense conseguiu criar algum perigo aos 43 minutos, após um cruzamento de Mika para o cabeceamento de Pibib. Mas o remate acabou por ir parar às mãos do guarda-redes, Piduca.


Após uma primeira parte sem golo, na segunda parte, as duas equipas voltaram mais dinâmicas. Continuou a pertencer ao Mindelense a maior posse de bola, mas não se traduzia em eficácia ofensiva.


Enquanto isso, a Académica do Mindelo, foi-se crescendo no jogo e aproveitava algumas oportunidades para criar alguma pressão ao adversário.


O golo, contudo, viria a surgir aos 83 minutos, na sequência de um lance de bola parada. Lançamento lateral, para um primeiro toque do central do Mindelense Aí dentro da área da Académica, e na recarga Groy correspondeu com um grande pormenor técnico, e inaugurou o marcador.


Contudo, 10 minutos depois, Lela voltou a equilibrar o jogo ao cair do pano. Livre bem batido sem hipóteses para Ken, que até se esticou, mas não conseguiu impedir o empate, 1-1 no marcador. 


Com este resultado, o árbitro terminou a partida, e as duas equipas foram obrigadas a recorrer às grandes penalidades, para se encontrar o vencedor.
E nesse aspecto, melhor sorte teve a Académica do Mindelo, ao marcar quatro golos contra dois do Mindelense, que viu Piduca a defender os pênaltis cobrados por Toy e Fache.


A festa foi da Académica que venceu o troféu pela segunda vez na sua história. A última vez  que conquistou o título da Supertaça de São Vicente foi na época 2007. Ou seja, os estudantes deram início à temporada 2023/24 com o pé direito e repletos de expectativas por outros bons resultados.


Na próxima semana, nos dias 04 e 05 de Novembro, a Associação de Futebol de São Vicente  dá o arranque ao Torneio de Abertura da primeira divisão, prova de preparação de sete jornadas e que envolve as oito equipas, no formato todas contra todas a uma volta.


Por sua vez, o Torneio de Abertura da 2ª divisão arranca no dia 12 de Novembro e, de acordo com o calendário da AFSV, a Taça de São Vicente terá a primeira eliminatória no dia 15 de Janeiro de 2024.


Por seu lado, o campeonato regional, a mais importante prova de clubes federados do calendário da AFSV, designado “Soncent Superliga”, começa a disputar-se no dia 06 de Janeiro de 2024.


Fonte: Noticias do Norte